Subscribe Us

Header Ads

#19 - SEJA SÁBIO, TEMA AO SENHOR E APROVEITE AS OPORTUNIDADES

"Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um."
Colossenses 4:02 a 06

Uma palavra que mudou completamente a minha visão sobre o testemunho pessoal foi essa, mais precisamente de Colossenses 4:05 "Andai com sabedoria para com os que estão fora, remindo o tempo" que em outras traduções pode se encontrar escrita de outra forma, como no caso da própria versão católica: "Procedei com sabedoria no trato com os de fora. Sabei aproveitar todas as circunstâncias".

Isso mesmo, remir o tempo é o mesmo que aproveitar ao máximo as oportunidades, e este texto bíblico é tão atual. Aqui no FpM falamos muito em missões, e esperamos fazer mais que só falar, mas você nos vê escrevendo muito sobre este tema, de fato tão importante, por isso, nesta Palavra de Segunda vamos tratar de um assunto intimamente ligado à missões, o testemunho pessoal.

O texto que selecionamos é da carta do Apóstolo Paulo aos colossenses, e neste ponto de sua missiva, ele inicia com um conselho maravilhoso, perseverem em oração, não apenas perseverem, mas perseverem orando,  orando pela vida do próprio Paulo, não para que seja liberto da prisão, mas para que Deus lhe abra a porta da palavra, isso mesmo, Paulo estava preso e preocupava-o pregar o mistério de Cristo, ele pede para que a oração seja constante, vigilante e com ações de graças.

Até aqui tudo certo, afinal estamos falando de Paulo, e não qualquer Paulo, mas do Apóstolo Paulo, considerando por muitos o "Pai da Missão Transcultural", mas as recomendações não param por aí, ele toca na ferida dos colossenses quando afirma que eles deveriam se portar com sabedoria diante daqueles que não são da fé, os de fora, isso porque a igreja de colossos vivia um certo sincretismo filosófico-religioso, ou seja, uma mistura de filosofias gregas e legalismos judaicos com misticismos orientais, havia muita confusão naqueles dias, não muito diferente do que vivemos hoje dentro e fora de muitas igrejas.

Por isso Paulo foi categórico ao escrever em poucas palavras, para que fossem sábios no agir e no aproveitar as oportunidades. Um cristão colossense poderia até se portar com sabedoria, mas para aproveitar as oportunidades ele precisaria estar preparado e isso nos leva para outro texto, de Pedro, e este texto está na I Pedro 3:15 onde se lê: "Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós".

As oprtunidades são portas abertas pelo SENHOR, mas precisamos estar preparados e o preparo está no tempo que temos aproveitado com as Escrituras, Paulo nos revela esta verdade quando escreve sua orientação a Timóteo, "Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos." (I Timóteo 4:15), ou seja, a responsabilidade de estarmos preparados é nossa, e mais, a responsabilidade de aproveitar as oportunidades também.

Então amados, o testemunho pessoal (portar-se com sabedoria) implica em também estar preparado para aproveitar as oportunidades e falar do amor de Deus. O Apóstolo Paulo estava literalmente preso, em cadeias, mas continuava preocupado em não perder as oportunidades de anunciar os mistérios de Cristo, a ponto de pedir as orações dos irmãos de colossos neste sentido, mas é importante notar que o testemunho pessoal de Paulo militava juntamente com suas palavras.

Que este seja nosso desejo, o de testemunhar Jesus Cristo e estarmos prontos para, com amor, anunciarmos seus mistérios, pois como disse o Pr. Marcelo Bigardi neste último domingo: "não basta chegar ao céu, o importante é chegar lá com muita gente".

Como está seu testemunho pessoal? As suas palavras andam junto com suas ações? Como anda seu conhecimento sobre os mistérios de Cristo? Se sua resposta para estas perguntas não for, digamos, satisfatória em sua opinião, não se desespere. No livro de Tiago 1:05 encontramos outro grande conselho quando lêmos "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada", eu mesmo tenho usado muito este conselho e orado ao SENHOR pois careço de sabedoria, ainda mais sabendo que o princípio da sabedoria é o temor do SENHOR (Provérbios 9:10).

Seja sábio, tema ao SENHOR e aproveite as oportunidades!

Marcelo Bigardi é pastor titular da Igreja Bola de Neve de Curitiba (boladenevecuritiba.com.br).

Fogo para Missões


Postar um comentário

0 Comentários