Subscribe Us

Header Ads

#31 - COMO ASSIM, DE MADRUGADA A FILA É MENOR?

Olá pessoal, esta semana uma jovem recém convertida fez uma pergunta realmente incrível: "porque se fala tanto que orar de madrugada é melhor?" já me disseram que é porque a fila é menor, mas o que isso quer dizer?  A pergunta gerou uma séria de reflexões sobre o assunto, foi e está sendo realmente edificante.

Muitos de nós temos perguntas aparentemente simples como esta, porém igualmente importantes, perguntar é bom, e melhor ainda é saber que uma simples pergunta pode nos levar a pensar, buscar respostas mais profundas que nos levem à um verdadeiro culto racional, devemos buscar respostas que vão além dos jargões e frases feitas, isso é bom e agradável ao SENHOR.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional..."
Romanos 12:01



Isso me lembra o texto de Atos 17:11, onde os bereianos nos dão uma lição de culto racional, examinando as escrituras para saber se o que Paulo dizia era realmente verdade, e o que Paulo achou disso? Ele os chamou de honrados. Desta forma, deixo aqui mais uma linha de raciocínio sobre o assunto...

Em Marcos 14:32 a 42 vemos Jesus no Getsêmani, é verdade que estes poucos versículos nos dão uma enormidade de ensinamentos, mas atentando apenas para a questão da oração na madrugada o que vemos? Jesus chamando Pedro, Tiago e João para vigiar com Ele, vemos Jesus confidenciando à eles sua angústia, pedindo que aguardassem em vigia, enquanto Ele subia para orar ao Pai.

Nesta sequência anérgica e aflita de versículos, Jesus apresenta ao Pai sua queixa por três vezes, algo incomum à um judeu (isso mostra a profundidade de sua aflição), porém sempre que voltava de suas orações, eles estavam dormindo. Enquanto eles dormiam, a decisão da cruz estava sendo tomada entre Jesus e o Pai.

É nesta mesma sequência de versículos que encontramos uma frase muito conhecida e mal aplicada por quem, de modo geral, quer justificar suas quedas ao invés de reconhecer o pecado, se arrepender e voltar-se para Cristo: "...a carne é fraca". No versículo 38 do capítulo 14, Jesus diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." ou seja, a carne só é fraca quando não se vigia e ora, e naquele momento não era bem isso o que os discípulos faziam.

Em Provérbios 8:17 está escrito: "Eu (SENHOR) amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.", sabemos que no original não deve ser lido madrugada, a melhor tradução é algo como, insistentemente. Porém a tradução como madrugada é claramente um sinal de insistência, diligência e também perseverança, outras palavras também usadas em traduções para este versículo.

Pedro teve uma visão quanto ao chamado apostólico aos gentios, enquanto orava próximo a hora sexta, ou seja, perto do meio-dia quando então teve fome (Atos 10:09), Pedro deveria estar em jejum, em consagração, em diligência, por isso, mesmo ao meio dia teve uma grande visão.

Eu entendo com isso, que pouco adianta orar de madrugada se o contexto de sua vida não for em santidade. Devemos tomar o cuidado de não fazer da "oração das madrugadas" e ou mesmo nos montes, como um ritual para buscar o SENHOR, sendo na verdade um tempo especial de comunhão, não impedindo que este mesmo SENHOR esteja livre para nos falar a qualquer hora do dia.

Não creio que exista, para Deus, uma "hora especial" para ouvir nossas orações, mas, sem dúvidas, orar de madrugada requer disposição, e por isso o SENHOR retribui aos que com Ele vigiam, com experiências de comunhão únicas, assim como a Pedro que, em consagração teve sua experiência próximo ao meio-dia.

Vamos considerar aqui, como exemplo, um profissional que trabalha de segunda a sábado no terceiro turno de uma fábrica. Para este, o horário de sono, de repouso, será durante o dia, então seria justo dizer que para este seja necessário maior disposição ao orar ao meio-dia, e o SENHOR certamente o recompensará.

Portanto, seja de madrugada ou ao meio-dia, o importante é que se disponha de um tempo apenas entre você e o Pai, e digo mais, sem colocar o CD como fundo musical, sem influências de ministrações, seja você... mas isso é outro assunto.

Um segredo que aprendi, e que tem melhorado muito minha compreensão dos textos bíblicos é este, comparar sempre escrituras com escrituras, coisas espirituais com espirituais (I Coríntios 2:13), buscando respostas em textos que se complementem. Isso me lembra uma velha máxima, pouco conhecida de muitos pregadores atuais, a de que texto sem contexto é pretexto.

Fogo para Missões

Postar um comentário

18 Comentários

  1. Na verdade o versículo "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão" é a SABEDORIA que está falando e não Deus; neste capítulo Salomão personifica a sabedoria, ou seja, é como se ela estivesse falando como uma pessoa. Até porque Deus está a qualquer momento a nos atender em súplicas pois Ele não se restringe a um horário específico. Essa expressão "de madrugada me buscam me acharão" é um sentido figurado para dizer que a juventude é o tempo para buscar a sabedoria e o conhecimento e aproveitar as oportunidades para crescer na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar Renan, é importante o estudo sistemático das Escrituras, justamente para evitarmos estes tipos de equívocos, nos quais muitos fundamentam verdadeiras heresias.

      Esta é parte de nosso objetivo, o de incentivar mais e mais cristãos a meditar na Palavra, conhecer ao Senhor e anunciar as Boas Novas de Jesus Cristo.

      Excluir
    2. Ok, mas da minha parte, digo que quando Jesus Cristo esteve no mundo Se definiu dizendo: "eu sou o caminho, a verdade e a vida", portanto Ele é a VERDADE! e quem de cuja boca sai verdades, não pode incorrer em quem não tenha sabedoria, pelo que acho passível de consentimento o considerar que onde há a verdade (VIVA, OU SEJA, SEGUIDA DE EXEMPLOS BONS), haverá também a sabedoria; pelo que, então (retomando o versículo), se a sabedoria foi personificada é porque é passível de personificação, ou seja, é uma pessoa! (do contrário, a palavra de Deus não seria como um poema, e sim, um poema de fato!, ou seja, "alegórica!" ); assim como a VERDADE é JESUS!, e sendo que o Pai está no Filho e vice-versa, então a VERDADE, é (DEUS e JESUS), e se assim é, porque também não, (seriam) a SABEDORIA? Ademais, a palavra de Deus, por ser Deus infinito, não pode ser "encerrada" em um ou outro conceito. Por exemplo: "não é" assim, "é" assado..., "não é" isso, "é" aquilo... ; pois dependendo do ponto de vista, ela pode se adequar perfeitamente a vários sentidos, que no todo, acabarão sempre tendo o mesmo teor. Depende, portanto, da situação, circunstância, etc., etc, para que, numa interpretação, usemos este ou aquele termo, desde que o teor seja o mesmo!
      Valeu.

      Excluir
    3. Renan eu comecei a orar e meditar no livro de provérbios e hoje o espirito santo me mostrou que é em relaçao a sabedoria.verdade

      Excluir
  2. E gratificante buscar a Deus nas caladas da noite ou seja o momento que muitos estão em seus sonos profundos outros estam buscando a face do senhor amem glória ao senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom sim Eliane, e não podemos negar que mesmo Jesus orava muito à noite. Isso seria uma doutrina? Um mandamento? Certamente que não, mas um tempo oportuno, calmo sim, e agradável para ter um "particular" com o Senhor do tempo.

      Deus a abençoe, continue buscando ao Senhor.

      Excluir
  3. Acredito que na madrugada acontece muitas coisas terríveis, e nestas horas milhares de pessoas estão dormindo.Algumas pessoas cristão ou não estão sofrendo por causa dos filhos que estão nas ruas usando drogas ou se prostituindo, e nem dormir conseguem de tamanha preocupação! E ao levantarmos para orar creio que Deus da grande livramentos e abençoa nossas vidas e alcança muitas almas. E também creio que Deus ouve as orações a qualquer hora do dia com certeza! Eu vou orar agora numa campanha que faço todos meses. A palavra orar ou oração é dita creio eu em todas as paginas da Bíblia... Acho que muitos pastores estão desmotivando pessoas ao darem certas opiniões sobre esta parte da Bíblia, deixe o povo buscar e não deem palavra para desmotivar! Li aqui e de outros pastores praticamente desmotivando as pessoas a orar ou pior não vi incentivos. Tem muitos cristãos que estão acomodados dentro das igrejas e outros sem fé, e oração é chave da vitória, e para estarmos em sintonia com Deus. Eu oro de madruga por alguns dias, oro em espírito em qualquer lugar que esteja quando sinto algo ou o espirito santo me cobra no coração, orar não tem horário... Só que acho lindo e creio que Deus honra o fato de levantarmos de madrugada deixando nossa cama quentinha para busca-lo e orar por almas. Me perdoe discordar do Senhor e pessoas ou melhor não vou pedir perdão porque estou dando uma opinião ótima sobre orar,e até agora não vi incentivo em nenhum blog incentivando o povo a orar, vamos orar sem cessar galera, se eu fosse contar as experiência, bênçãos e livramento que tive e de pessoas receberam através dos propósito da oração da madrugada seriam muitos. Então, eu discordo da sua opinião e não sou de igreja pentecostal e nem de costumes.Shalom galera e yes Jesus e non religion!!!

    ResponderExcluir
  4. Na madrugada acontece muitas coisas terríveis, e nestas horas milhares de pessoas estão dormindo.Algumas pessoas cristão ou não estão sofrendo por causa dos filhos que estão nas ruas usando drogas ou se prostituindo, e nem dormir conseguem de tamanha preocupação! E ao levantarmos para orar creio que Deus da grande livramentos e abençoa nossas vidas e alcança muitas almas. E também creio que Deus ouve as orações a qualquer hora do dia com certeza! Eu vou orar agora numa campanha que faço todos meses. A palavra orar ou oração é dita na maioria dos livros da Bíblia... Acho que muitos pastores estão desmotivando pessoas ao darem certas opiniões sobre esta parte da Bíblia, deixe o povo buscar e não deem palavra para desmotivar! Li aqui e de outros pastores praticamente desmotivando as pessoas a orar ou pior não vi incentivos. Tem muitos cristãos que estão acomodados dentro das igrejas e outros sem fé, e a oração é chave da vitória, e para estarmos em sintonia com Deus. Eu oro de madruga por alguns dias, oro em espírito em qualquer lugar que esteja quando sinto algo ou o espirito santo me cobra no coração, orar não tem horário... Só que acho lindo e creio que Deus honra o fato de levantarmos de madrugada deixando nossa cama quentinha para busca-lo e orar por almas. Me perdoe discordar do Senhor e pessoas ou melhor não vou pedir perdão porque estou dando uma opinião ótima sobre orar,e até agora não vi incentivo em nenhum blog incentivando o povo a orar, vamos orar sem cessar galera, se eu fosse contar as experiência, bênçãos e livramento que tive e de pessoas receberam através dos propósito da oração da madrugada seriam muitos para contar. Não sou de igreja pentecostal e nem de costumes.Shalom galera e yes Jesus e non religion!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Carlos, vamos compartilhar e continuar orando uns pelos outros, e, como escrevi para a Eliane, a madrugada tem seu "charme" todo especial, um ótimo tempo sim, para termos um "particular" com Deus!

      Excluir
  5. meu irmão renan vc tem razão em alguns pontos se refere a sabedoria e não a oração contudo a personificação da sabedoria é cristo jesus
    paulo afirma isso em colo 2.2-3.que a paz do senhor jesus te guarde.crismacleiton

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar,o contexto Pv 8.17 não está falando de oração e sim de se buscar a SABEDORIA o quanto antes.Em segundo lugar,a ARC traduz madrugada erradamente no verso 17,tanto que na ARA(versão corrigida),nem está mais a palavra madrugada.Em terceiro lugar,na maioria da versões se traduz CEDO.

    Significado de madrugada em 3 dicionários:

    Priberan:claridade do dia
    Michaelis:alvorada,aurora
    DicionarioWeb:fim da noite ou começo do dia.

    Partindo do principio destas definições,claramente nós vemos que madrugada é ao amanhecer,primeira hora do dia,ou alvorada e está de acordo com o contexto dos judeus,pois sua primeira hora do dia é a nossa 6:00 da manhã,ou seja,quando ja está claro.Então em questão de busca seria logo no inicio do dia e em questão de oração tambem no inicio, logo que se levanta.
    Por isso que eu digo que orar na NOSSA madrugada é um erro,pois nestas horas nosso corpo está se refazendo e preservando nossas imunidades e consequentemente,nossa saude.
    O sono tem ciclos que precisam ser respeitados,senão teremos serios problemas de saude,tais quais:colesterol alto,diabetes,alta tensão,etc.Veja o que diz este site www.minhavida.com.br/tema/sono:

    "Uma boa noite de sono faz mais do que descansar o corpo e deixá-lo preparado para o dia seguinte. O organismo precisa desta pausa para registrar eventos importantes na memória, regular as defesas e fortalecer a imunidade, além de equilibrar o funcionamento dos hormônios que regem as atividades celulares. Um ciclo de sono completo divide-se em quatro fases, que duram cerca de 20 minutos cada uma e vão desde a simples sonolência até o estágio mais profundo, repetindo-se ao longo da noite".

    Quando interrompemos o sono,orando meia ou uma hora,interrompemos os ciclos e não conseguimos dormir de pronto,ficando varios minutos ou ate uma hora para dormirmos novamente,e mesmo que voltamos a dormir,no dia seguinte sentiremos o efeito da perca do sono(Quem não passou por isso?)

    Deus fez varias leis de preservação,e a lei do sono é uma delas e isso nos mostra que a noite foi feita para dormir.É interessante que o melhor horario para se orar,falando fisicamente,é justamente as 6:00hs da manhã,pois estamos descansados e com disposição...falemos francamente...quem nunca sentiu sono,desanimo,cansaço quando está orando de madrugada,tipo 2 ou 3 da manhã e não pensou em desistir?Quem disser que nunca,não está sendo honesto.Isso é natural pois nosso corpo está reclamando e quer se refazer!!

    Não vim aqui para dogmatizar nada,mas sim fazer a interpretação correta.É claro que nossa devoção a Deus é voluntaria,não existe uma regra para hora e lugar que se deva seguir.Todos são livres para orarem na hora que quiser,só não acho correto criar paradigmas e dogmas e querer que outros sigam.Quando eu digo que não oro na NOSSA madrugada,muitos irmãos me olham como se eu fosse um herege ou um crente preguiçoso.

    Agora eu pergunto:Quem disse que orar na nossa madrugada,sacrifica a carne se nosso sacrificio é espiritual e não fisico?seria um auto-flagelo como faz alguns religiosos?
    Quem disse que se obtem poder orando de madrugada,visto que o poder é de Deus e Ele dá pra quem é fiel,e não com um sacrificio de alguem?
    Quem disse que orar de madrugada tem mais efeito se Deus não está condicionado ao tempo e espaço?.

    Que Deus abençoe a todos e que possamos orar uns pelos outros!

    ResponderExcluir
  7. Realmente grata! Sinto-me mais calma! Obrigado pelas palavras e agradeçer bastante quem teve a honra de deixar esse maravilhoso texto que educou-me bastante. Espero que aconteça com os outros irmaos o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, nosso desejo é o de servir, com seu comentário glorificamos ao SENHOR e já nos sentimos felizes por esta publicação!

      Excluir
  8. Seja um sacrifício vivo. Orar a Deus pela madrugada, jejuar segundo a ciência faz mal ao nosso corpo. Porém o dono da ciência é Deus. E o povo não quer mais ser esse sacrifício? Ora vem Senhor Jesus !!! Muitos apostatarão da fé, dando ouvido a espíritos enganadores.

    ResponderExcluir
  9. Esse texto não se refere a oração. Ele está falando da sabedoria. É só ler todo o texto. A confusão gerada é porque os leitores leem um texto isolado e se esquecem do contexto. Como é que Deus pode amar somente aqueles que o amam? Em Jo 4.19 está escrito: "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro".

    ResponderExcluir
  10. Curioso que o texto original não menciona a palavra madrugada nem contém qualquer relação com madrugada: "Ego diligentes me diligo; et, qui mane vigilant (quem permane.e vigilante, ~atento) ad me, invenient me. Outras versões em portugês da Bíblia tb não mencionam madrugada, nem amanhecer nem nada que pareça.
    De resto, orar de madrugada é ótimo, a gente começa o dia bem, começa o dia no Senhor.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, quanto aprendizado! que discussão maravilhosa! Acerca da oração de madrugada, eu geralmente, faço períodos de oração pela madrugada durante três dias da semana, assim eu oro de madrugada e também cuido de minha saúde. Escolhi esse horário para uma oração mais demorada, mais particular, para aquele momento de intimidade mesmo, como diz aquela música: só eu e Deus.

    ResponderExcluir

Você está no BlogFpM, blog oficial do Fogo para Missões.

Clique no link e apoie nosso CANAL FOGO PARA MISSÕES no Youtube.

Você pode também nos seguir no INSTAGRAM, onde você poderá também curtir e deixar aquele seu "comentário", mas acima de tudo, queremos que você seja incentivado, encorajado e provocado a envolver-se pessoalmente na proclamação do Evangelho, das Boas Novas de Jesus Cristo.

Seu comentário é importante para que possamos avaliar o alcance de nossa proposta. Deixe aqui o link de seuperfil no instagram ou outra rede social também!

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO PUBLICADOS APÓS MODERAÇÃO.