Subscribe Us

Header Ads

#115 - PALAVRA RHEMA

"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra."
Oséias 6:03


Entendendo a palavra "rhema"

O Novo Testamento foi em sua grande parte escrita em grego, e assim como outros idiomas, existem palavras que embora tenham o mesma tradução, possuem significados diferentes, assim como a palavra "problema", que traduzida para o inglês pode ser "problem", "troble" ou "mistake" por exemplo.

No grego temos dois vocábulos distintos que traduzidos para o português como "palavra", em português não é possívem notar qualquer diferença, mas em sua origem grega temos "logos" que significa "palavra escrita" e também "rhema" que significa "palavra falada", uma pequena diferença que representa muito quando o assunto é Palavra de Deus.

Logos é a palavra de Deus dita uma vez, a primeira ves, a forma escrita, toda a Bíblia é a Palavra (logos) de Deus, a revelação completa de Deus para o homem.

Rhema é a palavra de Deus dita pela segunda vez, através do Espírito Santo ao nosso coração, individualmente, é totalmente dependente do "logos" pois se apóia nele, é a aplicação das Escrituras em uma situação atual, proféticamente numa convicção promovida pelo próprio Espírito Santo com base na própria Escritura (logo).

Oséias 6:03

Temos descoberto o prazer em conhecer o SENHOR, as revelações pessoais do Santo e redescoberto a alegria que há em Sua Palavra (Logos) e por meio deste deleite o SENHOR tem misericordiosamente revelado alguns "Rhemas" sobre nossas vidas, algumas palavras de ordem, direções específicas que nos apontam para Ele, para o centro de Seu coração apaixonado.

O profeta Oséias escreve algo que nos deveria alcançar como um alerta, um grito no deserto, uma mensagem desesperadamente urgente: "conheçamos ao SENHOR", e porque? Porque não poderemos entrar no Reino Dele se não conhecemos a Ele, porque não podemos dizer que amamos aquele a quem não conhecemos, porque, como um amigo encontra outro amigo com problemas e diz "quero lhe apresentar uma pessoa, você precisa conhecê-lo", assim Oséias diz "conheçamos ao SENHOR".

Mas chega um momento em que conhecer apenas não basta e Oséias completa: "...e prossigamos em conhecê-Lo". Esta é a vontade de Deus, esta é uma das alegrias de Deus, em ver seus filhos curiosos por Ele, Deus tem prazer em ser descoberto, pois este processo de descoberta desperta ainda mais curiosidade pois Ele é eterno, suas novidades nunca terminam, o homem que descobre o SENHOR fica maravilhado, maravilhado e maravilhado até a alma. É indescritível!

Quando o homem descobre Deus, ou melhor, quando o coração do homem descobre o coração do Pai, é como a luz da manhã para aqueles que esperam, é como chuva para uma terra seca, que entra em seus sulcos, enxarcando o solo e voltando a dar vida, fazendo brotar, crescer, florecer e frutificar, tudo isso porque o coração do homem disse "sim" para Deus.

Esta é nossa palavra Rhema, um convite para voltarmos para o Logos de Deus pois entendemos que precisamos conhecer o SENHOR, Sua vontade, desfrutar de Sua intimidade, Sua imizade e aprender sobre aquilo que alegra Seu coração. Como ministério e como pessoas individuais, temos um chamado, mas nem mesmo o chamado é maior do que Aquele que nos chamou, o fazer não é maior que o ser, buscar o conhecimento do Santo, o deleite no SENHOR é nosso desejo original, do qual todos os sonhos, projetos e planos devem derivar.

Decidimos prosseguir em conhecê-lo, buscá-lo, e queremos te convidar a fazer o mesmo, a se maravilhar e maravilhar no SENHOR, como nunca antes.

Edinelson F. Lopes
Coordenador de Missões - Fogo para Missões

Postar um comentário

0 Comentários