"Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á"
Mateus 10:39

"Aquele que dá o que não pode manter, para ganhar o que não pode perder, não é um tolo"
Jim Elliot

A história de Jim Elliot e seus quatro amigos é uma das histórias missionárias mais empolgantes e inspiradoras. Jim Elliot nasceu em 8 de Outubro de 1927 na cidade de Portland, no estado americano de Oregon. Jim pertencia a uma família cristã dedicada ao Senhor; desde cedo foi instruído nos caminhos de Deus, e veio a receber a Cristo como seu salvador aos 8 anos de idade. Fred, um pastor batista, e Clara Elliot, seus pais, eram bastante cuidadosos quanto à instrução bíblica de seus filhos e exerceram forte influência na formação de suas vidas.

Jim revelou-se um jovem bastante talentoso, destacando-se em todas as atividades que se envolvia. Era líder de sua classe, e detentor de uma brilhante oratória. Elaborou um aclamado discurso de honra em homenagem ao presidente americano, Franklin D. Roosevelt, por ocasião de seu falecimento. Graduou em "desenho arquitetônico" na High School e depois se transferiu para a faculdade cristã de Illinois, a Wheaton College, onde se graduou com as mais elevadas honras.

Convicto de sua vocação e chamada, Jim prioriza seus estudos com o intuito de alcançar a melhor preparação possível para o seu ministério. Empenha-se no estudo do grego, já visando uma possível tradução do evangelho para alguma lingua nativa. Segundo o registro de seu diário, sua vida tinha sido profundamente impactada pelos testemunhos de missionários como David Brainerd e Hudson Taylor. Jim Elliot orava constantemente: "Consuma minha vida, Senhor. Eu não quero uma vida longa, mas sim cheio de Ti, Senhor Jesus. Satura-me com o óleo do teu Espírito...". Durante seus estudos conheceu Elizabeth Howard, que também tinha um chamado para missões transculturais. Apesar de seus sentimentos um pelo outro, aguardaram em oração a confirmação de Deus, e somente após a graduação eles se casaram. Jim e Elizabeth se casaram em 1953, na cidade de Quito (Equador) e em 1955, nasceu sua filha Valerie.

Jim recusou convites para pastorear em algumas igrejas nos ministérios da juventude. Para alguns líderes, Jim tinha um futuro bastante promissor no ministério pastoral nas igrejas do EUA. Por esta razão foi criticado quando insistia em sua decisão em levar o evangelho de seu Salvador aos índios na Amazônia. Jim convenceu dois de seus amigos (Ed mcCully e Peter Fleming) que trabalhavam com ele numa rádio de difusão do evangelho a participarem da escola linguística, juntamente com ele e Elisabeth. Mais tarde , os três amigos e suas esposas (Jim e Elisabeth casaram-se no Equador) partem ao Equador para trabalharem com os índios Quechua. No Equador, um piloto missionário, Nate Saint, e sua esposa juntaram-se ao grupo. Conseguiram estabelecer uma estação da missão entre os índios Quechua. Jim e Elizabeth trabalharam na tradução do Novo Testamento para a língua dos quechuas. Nesse tempo Jim se lembrou dos índios aucas (hoje conhecidos como Huaoranis) que tinham a fama de serem muito violentos e que não possuiam nenhum contato com o mundo exterior. Com o propósito de levar o evangelho aos índios huaoranis, o grupo começou a elaborar um plano que ficou conhecido como Operação Auca.

Roger Youderian, um novo missionário, com sua esposa pediram para se juntar ao grupo. Nate Saint, conseguiu avistar alguns índios aucas sobrevoando algumas áreas que foram demarcadas no mapa da operação. A partir de então começaram sistematicamente sobrevoar as áreas dos huaoranis durante quatro meses levando presentes. Amarrado por uma corda, um balde cheio de roupas, bugicangas, cereais e fotografias dos missionários era levado pelo avião que em vôos baixos deixava cair os presentes. Os índios aucas chegaram a colocar no balde um papagaio e alguns enfeites de suas vestimentas. Diante do progresso alcançado, os cinco jovens missionários resolvem montar um acampamento às margens do rio Curray. Através de uma estação de rádio comunicavam constantemente com suas esposas que tinham ficado na base da missão.

Pouco tempo depois, um grupo de quatro índios visitaram os missionários em seu acampamento. Os missionários deram-lhes presentes e alimentos como um sinal de paz. Outros contatos foram feitos por mais algumas vezes e um daqueles índios chegou a voar com Nate Saint em seu avião, sobrevoando sua própria aldeia. Incentivados por uma visita no dia 7 de Janeiro, os missionários decidiram ir até a aldeia dos huaoranis. Acordaram cedo e louvaram ao Senhor na manhã de 8 de Janeiro. Nate e Jim sobrevoando a área da aldeia dos aucas avistaram um grupo de 20 a 30 índios se movendo em direção ao acampamento. Através do rádio comunicaram com suas esposas e decidiram ás 16:30 entrarem em contato novamente.

Ao chegarem na praia de seu acampamento, Nate e Jim avisaram aos outros que os aucas estavam vindo. Munidos de armas decidiram não utilizá-las. Pouco tempo depois chegaram os aucas e pouco esses cinco jovens puderam fazer. Foram mortos pelos aucas naquele dia de 8 de Janeiro de 1956. Angustiadas pela demora do contato de seus maridos, suas esposas solicitaram imediatamente ajuda. Helicópteros e forças do exercito equatoriano sobrevoando o rio Curray encontraram os corpos de quatro missionários (não foi encontrado o corpo de Ed McCully). Seus corpos foram encontrados brutalmente perfurados por lanças e machados. O relógio de Nate Saint foi encontrado parado em 15:12 minutos, do que se deduz a hora em que foram mortos.

As esposas desses missionários, apesar da grande dor que sofreram, decidiram continuar com a missão, e algum tempo depois foram sucedidas na evangelização dos aucas. A tribo foi evangelizada e alguns anos mais tarde, o assassino de Jim Elliot, agora convertido ao Senhor Jesus e líder da igreja na aldeia batizou a filha de Jim e Elizabeth no rio onde seu pai tinha sido morto.
A vida e o testemunho desses cinco missionários martirizados por amor ao evangelho têm inspirado até hoje centenas de jovens a dedicar suas vidas ao Senhor da seara. Jim Elliot procurou servir a Jesus com todas as suas forças e a maior parte de sua vida e de seu ministério é contado por sua esposa Elizabeth em dois livros publicados posteriormente. Sua célebre frase, encontrada em seu diário nos inspira a entregar sem reservas a nossas vidas nas mãos do Mestre: "Aquele que dá o que não pode manter, para ganhar o que não pode perder, não é um tolo".

Biografia de Jim Elliot compilada por LUCIANO HÉRBET a partir de textos extraídos da internet
Imagens extraídas do site www.atanycost.org 


Fogo para Missões

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos."
Salmos 126:5-6

Amados, vocês já conhecem aqui no BlogFpM o casal abençoado Felipe e Graciele que estão em Guiné Bissau, mais uma benção em África, nesta oportunidade trazemos a Carta Informativa de Abril.

Desejamos que nossos leitores possam ser tocados por esta publicação e entender que não podemos ficar apenas na admiração inerte, mas precisamos urgentemente agir indo pessoalmente, orando e se não pudermos ir, devemos agir financeiramente.

Deus os abençoe!

CARTA INFORMATIVA DE ABRIL DE 2013

Graça e paz a vós outros, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo!

Tempo de Caju em Guiné Bissau e todos trabalham na colheita de segunda a segunda, então paramos com as  aulas de alfabetização porque as hortas da maioria das alunas são em outras regiões,  conversamos com eles e vamos dar continuidade depois da colheita de caju. Assim também não é diferente para as crianças que trabalham todos os dias, começam pela manha e voltam para suas casas somente ao findar da tarde, se não fizerem isso seus pais os amaldiçoam e as espancam, apesar de obedecerem a todas as ordens de sua família, eles continuam a repreendê-los diariamente.

Elas não ganham nada em troca nem um agradecimento ou um pequeno presente, em nossa aldeia não tem sido diferente, muitas crianças, adolescentes e jovens estão sendo perseguidos por sua família para não irem aos  cultos e a escola, para poderem trabalhar, algumas chegam com fome, cansados  e outros dormem nos cultos e estão com olhos fundos de tristeza e muitas das vezes não é somente  por estarem trabalhando tanto mas porque gostam de estar em comunhão na igreja,gostam de ouvir a palavra e de adorar a Deus! Por favor, orem para que o Senhor toque os corações da família.


Discipulado 
Uma das etnias que trabalhamos a Balanta é um povo de muito difícil trato, eles  brigam por qualquer coisa e tem o costume de furtar e isso é bem visto entre eles e são muito temperamentais. Os adolescentes e jovens que trabalhamos vivem um tempo muito importante de formação de caráter, poder participar disso é um grande desafio. Estamos sempre agradecendo ao nosso Deus por cada testemunho de transformação, ânimo, cura, restauração, pra nós não tem preço.


Neste mês queremos compartilhar com os irmãos o testemunho de nossa irmã domingas uma jovem muita esforçada e dedicada, faz parte da equipe de louvor, e por causa de seus frutos tem sido constantemente perseguida por seus familiares, para não deixarem ela ir a igreja eles a mandam ir trabalhar na lavoura, lançam palavras de maldição, espancam, mas Domingas tem permanecido fiel desde quando aceitou a Jesus e com seu testemunho de amor e perseverança temos visto a mão do Senhor sobre a vida dela e a salvação de toda sua casa.

Igreja 
Temos vivido por experiências impactantes que demonstram, na prática, o quanto o diabo odeia o ser humano, e que, na guerra espiritual, a vitória é, e sempre será dos servos do Deus Todo-Poderoso que vive e reina para todo o sempre, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser a cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja (Efésios 1:20 ao 22).

Alguns dos feiticeiros da aldeia sempre lançam maldição sobre os irmãos da igreja e também tem proibido alguns de irem a igreja mas eles continuam firmes em Jesus, estão sempre nos amaldiçoando e fazendo cerimônias para que a obra termine, o irmão Luis passou por uma tribulação,seu rosto começou a paralisar, não falava direito,então clamamos ao Senhor Jesus e para honra e gloria do Senhor aquilo foi desfeito e mais uma vez o nome de Jesus foi glorificado, sabemos que nossa luta não é contra carne ou sangue e somos mais que vencedores em Cristo Jesus, e a cada projeto e desafio Deus tem sido engrandecido e conhecido naquela aldeia. Para honra e glória do Senhor já estamos nos preparos, para o próximo batismo que será no mês de Junho.

Projeto Priscila e Áquila
Vamos alegres mesmo, sabendo que os desafios, as lutas, os levantes existirão, mas vamos na força do Senhor e não na força do nosso braço. Na aldeia em que temos alfabetização e o projeto Priscila e Áquila, um dos chefes aceitou a Jesus, é um idoso que viveu nas trevas servindo a satanás por não ter tido a oportunidade de ouvir as boas novas, mas a salvação chegou e cremos que a família dele também será salva.Ele esta muito doente temos ajudado ele como podemos, é um senhor alegre mesmo em tanto sofrimento e miséria o que importa para ele é um dia estar ao lado do Pai.


Escolinha de futebol
Temos acompanhado de perto o desenvolvimento dos adolescentes e jovens, desenvolvendo princípios e valores cristãos para que eles possam através de suas vidas alcançarem suas famílias refletindo o caráter de Cristo, há alguns que trabalhamos mais de perto é um tempo de libertação por causa de rituais e pactos que sua família fizeram com eles e são ainda obrigados a fazerem, mas cremos no poder da palavra de Deus ela não volta vazia.

"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão."
Filipenses 2:15 e 16

Escola
Faltam dois meses para o fechamento do ano letivo, e louvamos a Deus por tudo que Ele fez na escola como materiais escolares,carteiras,e a ajuda para construção e também por cada aluno que perseverou mesmo há tantas dificuldades que enfrentam no seu dia á dia,louvamos também pela vidas dos irmãos Luis e Unpustu, que são os professores e que com muito carinho e dedicação alem do ensino secular tem levado o evangelho aos alunos  todos no  inicio das aulas. Até hoje, o ensino nas escolas é a língua oficial do país,o português, que continua a ser desconhecido pela grande maioria da população muitos são analfabetos somente falam crioulo e as línguas nativas de suas etnias,tentaram colocar a língua Crioulo no ensino nas escolas mas não deu certo.

O pais não conta ate hoje com nenhuma livraria,há apenas uma editora particular (Ku Si Mon) que edita livros didáticos, há uma gráfica do Estado e algumas poucas particulares, alguns jornais, nenhuma revista cultural. As escolas estão sempre em greves e feriados prolongados, professores vão bêbados para salas de aulas, e como antigamente aqui em Guiné Bissau são usadas as palmatorias, os castigos que afetam mais ainda o ensino das crianças. Mas para honra e gloria do nosso Deus as escolas cristãs estão sendo reconhecidas e procuradas pela diferença de ensino e de tratamento, isso tem sido motivo de muita alegria para nós missionários, porque além de evangelizar, ajuda o povo a melhorar suas condições de vida e é uma oportunidade de tirar as crianças da rua e oferecer-lhes uma nova maneira de viver.

Luiz e Unpustu.

Alguns Motivos de Oração
• Discipulado aos sábados
• Escola de futebol
• Pela vida do Irmão Luiz e sua família
• Projeto Priscila e Áquila
• Construção da Igreja
• Nossa vida espiritual
• Irmão Reinaldo
• Cultos Evangelísticos
• Saúde

Desafios financeiros
Ainda estamos pagando o carro que compramos, mas graças a provisão de Deus já pagamos mais da metade mas ainda falta um poco e  queremos já começar a arrecadar recursos para construção da igreja, então contamos com as contribuições e ofertas dos irmãos para vencermos mais esse desafio juntos.


Que DEUS abençoe á todos!A paz do senhor Jesus!
E-mail: grazyfilipe@hotmail.com
Facebook: missaoafricaguinebissau
Site: www.wix.com/grazyfilipe/confinsdaterra

Para contribuir
Banco Bradesco C/C Ag 1566 Conta 0024992- 0
Banco do Brasil C/C Ag 0177-5 Conta 45-804-x

Atenciosamente: Miss. Felipe e Graciele.

Fogo para Missões

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."
João 6:51

Recentemente assisti pela internet a entrevista de um missionário brasileiro no programa "Agora é Tarde", apresentado pelo Danilo Gentilli. Movido inicialmente pela curiosidade, diante de tantas entrevistas absurdas de artistas gospel, eu queria saber como seria uma entrevista de um missionário, assisti tudo quase sem piscar. O resultado? Admiração automática e profundo respeito pela vida e pela postura deste homem, Alexandre Canhoni.


Após acessar seu site (www.guerreirosdedeus.com.br) e compartilhar através do Facebook diversos materiais, entrar em contato com este irmão e com suas necessidades no Niger, estamos trazendo aqui para o BlogFpM um documento que ele nos encaminhou hoje mesmo, o Relatório de Março de 2013. Amados, leiam com carinho esta publicação, conheçam mais sobre este ministério, ajudem a compartilhar, orem e na medida de suas posses invistam nas vidas.

RELATÓRIO DE MARÇO DE 2013

Reforma da Base
A construção da ampliação da base continua, e os desafios também...

A nossa base recebeu o casal Jaedson e Sheila que vieram para servir durante um mês no Níger, eles trouxeram várias bênçãos, como bicicletas para os adolescentes do projeto e também o Jaedson é pintor profissional e ensinou dois de nossos adolescentes os passos para se tornar um profissional de pintura.

Reformaram a base, pintaram os quartos, a sala, a varanda aonde realizamos vários projetos e ficou tudo muito lindo. Somos muito gratos pelo amor deste casal para conosco e pelo mês que eles passaram como voluntários servindo ao Senhor Jesus. E alegrando os corações das crianças.

Centro Esportivo
Mais um guerreiro chegou para somar no Centro Esportivo, no projeto com os meninos, no qual hoje temos o Rafael como técnico de uma das equipes e responsável pelo Centro Esportivo.

O Leo, nosso amado irmão e discípulo, está servindo aqui treinando meninos também e auxiliando locais, os
ensinando como treinar. Também louvamos a Deus pois um dos meninos da equipe nova de futebol de jovens, se converteu e está muito interessado em saber sobre o Reino de Deus, mudou completamente o rumo de sua vida, e louvamos a Deus pela vida deste jovem de 20 anos.

Retorno de Missionários ao Brasil
Louvamos a Deus pelos 4 anos que a Miss Josefa servir ao Senhor aqui no Níger, e também pela vida do tonton Rene que passou 3 anos conosco nos projetos. Eles retornaram neste último mês ao Brasil, no qual Josefa estará cuidando de sua saúde, oremos para que eles possam retornar ao Níger bem, se esta for a vontade de Deus para eles. Estão sendo acolhidos com amor pelos irmãos que a enviaram e a sustentaram aqui no Níger todos estes anos. Nos deixaram muitas saudades e alegrias. Oremos para que voltem logo (segundo a vontade do Pai)!

Saúde das Crianças
As crianças das creches continuam sendo cuidadas, não só na parte espiritual, mais na moral e na física também. Aqui no Níger por causa da areia e também muitas vezes da falta de higiene, muitas crianças tem vermes e micose, estamos cuidando de todas as crianças das creches, ensinando e também daquelas que estão enfermas.

Pedimos orações para que elas possam ser curadas de suas doenças de pele, e possam criar resistência. Louvamos a Deus pelas missionárias Cris e Glau que com muito carinho tem cuidado desta área.

Celebração da Páscoa no Níger
Celebramos a Páscoa no Níger, mostramos a eles como era celebrada desde Moises, até a última ceia de Jesus com os discípulos antes da crucificação.

Aproveitamos para falar da redenção como o  meio para alcançar o propósito eterno de Deus para o homem. Louvamos a Deus pela oportunidade de festejar a morte e ressurreição de Cristo por nós.

Crianças no Níger
Louvamos a Deus, pois a cada dia  mais e mais as crianças estão compreendendo qual é a vontade de Deus para vida delas, tem aprendido a amar, respeitar ao próximo e a perdoar. Cremos em uma sociedade transformada através deste amor incondicional.

Visita ao Níger (março)
Louvo a Deus pela vida do pastor Andre e da Julia, que passaram uma semana conosco no Níger e puderam conhecer nossos pequenos e compartilhar o mesmo amor que temos compartilhado. Louvamos a Deus pelo precioso tempo que tivemos juntos. Voltem logo!!!

Pedidos de oração
• Orem pela saúde dos obreiros e das crianças;
• Orem pela situação de miséria e desnutrição no Níger;
• Pelos refugiados nas fronteiras e pela situação entre os rebeldes;
• Pela equipe e projetos MGD Níger e Índia.
• Em agradecimento pelos Mantenedores deste projeto que o Senhor possa multiplicar na vida deles 100 vezes mais em nome de Jesus.

Contatos com o Ministério Guerreiros de Deus
www.guerreirosdedeus.com.br
www.facebook.com/alexandre.canhoni

NIGER – BP 13.801 – NIAMEY – NIGER – AFRIQUE
ORE POR NÓS, ESTAMOS ORANDO POR VOCÊ

Fogo para Missões