Subscribe Us

Header Ads

#197 - EVANGELIZANDO COM AMOR E REFUTANDO HERESIAS

"Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns."
1 Coríntios 9:19 ao 23.


A internet se tornou um campo muito vasto para a propagação de todo tipo de informação, e especialmente para a divulgação de algumas seitas nas redes sociais. Há todo tipo de "profeta" e até mesmo há aquele que se auto-proclama "o novo mediador entre Deus e os homens", entre outras heresias já conhecidas em tempos pré-internet. E como temos respondido a estes enganos?

Me preocupa muito ver crentes compartilhando todo tipo de correntes, e não combatendo estas heresias. Por isso, buscando algum material relevante, sério e edificante sobre este tema, encontre este texto, do Pr. Fernando Galli, que pode nos trazer duas importantes reflexões: a importância de refutar as heresias, e a importância de fazer isso em, e com, amor pelos perdidos (pelos sectaristas como ele mesmo escreve).

Outro ponto que me chamou a atenção, foi a franqueza com que ele se retrata em relação a forma que ele mesmo considera ter abordado hereges até alguns anos atrás. Razão pela qual, considero este texto rico e importante para sua edificação no amor de Cristo. Que esta publicação nos faça refletir sobre a dedicação amorosa com que temos agido para com os de fora.

Vou deixá-los com o texto do Pr. Fernando, mas antes, quero compartilhar mais uma verdade bíblica.

"Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um."
Colossenses 4:05 e 06

E agora, uma parte do texto do Pr. Fernando Galli, o texto completo você poderá acessar através do link ao final desta página! Deus te abençoe.

O REFUTAR E O EVANGELIZAR NUMA NOVA ABORDAGEM APOLOGÉTICA CRISTÃ
Os apologistas do século 20, inspirados na apologética dos primeiros séculos da Igreja Cristã, criaram uma fama de polemistas ao defender a sã doutrina. Embora conseguimos bons resultados em conscientizar muitas igrejas sobre as heresias das seitas, criamos um abismo entre os sectários e nós. De fato, esquecemo-nos das sábias palavras inspiradas ao Apóstolo da Graça, nosso irmão Paulo, que se dirige aos cristãos em Corínto, conforme nosso texto inicial, de 1 Coríntios 9:19 ao 23.

Os tempos mudaram, o sectarismo aumenta dentro e fora de nossas igrejas, portanto, torna-se imperativo que refutemos as heresias aos sectários com um tom de amor, sem camuflarmos a convicção em nossas crenças. Há cinco anos, escrevi uma brochura intitulada O VENENO DAS SEITAS E HERESIAS. Confesso que hoje ela não teria mais esse nome, embora as seitas e suas heresias não tenham deixado de ser perigosas para os que não se firmaram na sã doutrina. Por isso, esta brochura está sendo refeita, com as devidas refutações, mas ensinando nossos irmãos a dialogar com os sectários, movendo-os a raciocinar com base nas Escrituras Sagradas.

Afim de ilustrar como nossos métodos de abordagem precisam ser mudados, resolvi publicar em breve uma nova brochura como forma de humildemente reconhecer em que falhei, ou pelo menos o que faltou, para que Deus pudesse ficar mais contente comigo. Reconheço, então, que faltou evangelismo. E sem querer dividir a culpa com outros apologistas de maior expressão do que eu, alguns deles também falharam nesse aspecto.

(...)

Muitos não são movidos pelo Espirito Santo a evangelizar. E muitos acabam por seguir o estilo crítico da apologética que mais ofende do que defende a fé, que só vacinava um grupo são, mas não leva a cura ao grupo doente. Em contrapartida, houve homens que, peço a licença de mencionar os seus nomes, mesmo denunciando as heresias das seitas, deram de seus recursos para financiar esse trabalho e até mesmo para evangelizar os sectários. Entre eles, Pr. Natanael Rinaldi, Preb. Paulo Cristiano, Pr. João Flávio Martinez, Pr. Paulo Romeiro, Pr. Paulo Pimentel, Pr. Esequias Soares, Pr. Joaquim de Andrade, Pr. Paulo Sérgio Batista, e outros, que deram valiosíssima contribuição na apologética cristã, e o fazem até hoje. A estes irmãos, tenho sido grato a Deus pelo seu exemplo honesto, íntegro e abenegado em evangelizar sectários.

Apologética e Evangelismo andando de mãos dadas
Como exemplo do que eu falhei na ao trilhar os caminhos apologéticos, tentarei abaixo reescrever o modo como propus há cinco anos refutar as heresias e o modo como tenho feito de dois anos para cá.

Observe:

Exemplo 01 - Meninos de Deus - O Sexo é livre
Heresia - “Se Deus põe amor em seu coração, no coração de um homem por outro homem, como pode isso ser considerado mal, desde que o amor vem de Deus? Olhe para David e Jônatas. David disse: ‘Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas: quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.’” - Homos – A Question of Sodomy, página 6, julho de 1978.

Refutação Antiga - A Bíblia ensina que os efeminados e os sodomitas (homossexuais) não herdarão o reino de Deus, mas merecem a morte no julgamento de Deus (1 Coríntios 6:09 ao 11; Romanos 1:26 ao 32).

Nova Refutação Apologética-Evangelística - Os que creem que o sexo seja livre devem receber atenção dobrada da nossa parte, pois precisamos concentrar nossos esforços em ajudá-los a encaram o amor de Deus não como uma licença para a libertinagem sexual. Precisamos bondosamente estudar com eles as diferenças bíblicas entre amor amigo (philéo), amor baseado em princípio (ágape), amor erótico (éros) e amor entre parentes (storgé). Quando abordarmos o assunto, principalmente com os homossexuais (gays, lésbicas), devemos fazer como se estivéssemos no lugar deles, e nos perguntar, com oração: "Como eu gostaria de ser tratado, se eu cresse como eles?", "Qual seria o melhor momento de ler a eles 1 Coríntios 6:09 ao 11 e Romanos 1:26 ao 32?" ou "O que seria bom eles saberem sobre Jesus e a salvação antes de os ensinarmos verdades bíblicos que lhes poderão causar dores e conflitos?".

Exemplo 02 - Igreja Local de Witness Lee - João Batista não permaneceu fiel a Deus
Heresia - “‘João Batista é um exemplo de alguém que começou na linha da vida, na incumbência de Deus, mas que no fim se desviou.’ ‘Ele mesmo disse: “Convém que Ele (Jesus) cresça e que eu diminua.’ (João 3:30). Entretanto, em vez de diminuir, João cresceu. Ele gerou um discipulado. Certa vez, quando João encontrou Jesus, dois de seus discípulos seguiram-no, mas ele mesmo não foi.’ ‘No início ele foi totalmente contra os fariseus, chamando-os de raça de víboras, mas depois igualou-se a eles.’ (Mateus 9:14). “João começou a perder totalmente a direção de Deus.” ‘Ele se orgulhou, até mesmo chegou a competir com Cristo; tinha seus próprios discípulos e andava no seu próprio caminho. Por isso o Senhor permitiu que sua cabeça fosse cortada.” - Jornal Árvore da Vida (órgão de divulgação do grupo), Ano 3 - Número 25, p. 6.

Refutação Antiga - Jesus ensina, após a morte de João Batista, que dentre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João Batista. Isso mostra que ele permaneceu fiel a Deus (Mateus 11:11 ao 14; 17:11 ao 13; compare com Malaquias 4:05 e 06).

Nova Refutação Apologética-Evangelística - Este erro de interpretação que os seguidores da Igreja Local de Witness cometem nos dá uma idéia do quanto eles precisam de nossa ajuda amorosa. Uma pergunta delicada a eles poderia ser de grande ajuda: "Por que Jesus disse que ninguém foi maior do que João Batista?" Ou "Se João Batista não permaneceu fiel a Deus, por que Jesus disse que o menor no Reino dos céus é maior do que ele? Não seria essa uma prova de João Batista estaria neste reino? O Fato de Jesus ter dito que o Pai era maior do que Jesus tirava-o do Reino de Deus?" (João 14:28). Mesmo que a pessoa não concorde com essa argumentação, não permita que esse pormenor a afaste de você. Seja sempre educado, ouça-a e descobrirá outros erros que terá de lidar com amor e respeito. Não faça uma tempestade em copo d'água apenas porque ela acha que João Batista não estará no céu. Mas, caso ache necessário insistir no assunto, jamais use palavras de desprezo ou zombaria ao modo de ela interpretar a questão. De fato, pode até ser que se você ajudá-la a se convencer de que esta interpretação é errônea, ela conseguirá, aos poucos, enxergar erros maiores ensinados por esse grupo.

Exemplo 03 - Testemunhas de Jeová - Jesus é o anjo Miguel
Heresia - “Em 1 Tessalonicenses 4:16 (ALA), a ordem de Jesus Cristo para a ressurreição começar é descrita como “a voz do arcanjo”, e Judas 9 diz que o arcanjo é Miguel. Seria apropriado assemelhar a chamada dominante dada por Jesus com a de alguém inferior a ele em autoridade? É, portanto, razoável que o arcanjo Miguel seja Jesus Cristo. (É interessante que a expressão “arcanjo” nunca é encontrada no plural nas Escrituras, dando assim a entender que há apenas um.)” – Raciocínios à Base das Escrituras, página 219.

Refutação Antiga - Quem geralmente toca trombeta são os anjos. (Apocalipse 8:07 ao 13; 10:07; 11:15) Jesus vem com os anjos. (2 Tessalonicenses 1:07) Entre esses anjos, estará o arcanjo que anunciará a vinda de Jesus. Assim como vir ele com a trombeta de Deus não prova que é Jesus quem tocará a trombeta, já que são os anjos que fazem isso, assim também o brado de arcanjo não será de Jesus, mas do arcanjo. Jesus não é anjo, pois ele é Deus (João 20:28) e é o Criador dos anjos (João 1:03; Colossenses 1:15, 16; Hebreus 1:06).

Nova Refutação Apologética-Evangelística - Seria muito proveitoso você, com educação, perguntar às Testemunhas de Jeová se ela reconhece que os anjos são usados por Deus para anunciar eventos importantes. (Apocalipse 8:07 ao 13) Depois, pergunte se elas concordam com você que a Bíblia ensina que Jesus vem com os anjos. (2 Tessalonicenses 1:07) Se elas concordarem com isso, use isso como o que elas chamam de "base para acordo mútuo" (para nós "ponto de contato"). Então, pergunte a ela por que acreditar que Jesus vir com voz de arcanjo indica que Jesus é o dono dessa voz? Ouça a resposta toda, sem cortá-la, e quando ela lhe devolver a palavra, responda com a seguinte pergunta: "Se Jesus vir com voz de arcanjo indica que Ele é arcanjo, então por que você não admite que Ele é Deus, já que Ele vem com a trombeta de Deus?" Se ela for sincera, dirá que pensará melhor no assunto. São poucas TJs que reagirão assim, pois a maioria não admitirá. Mas lembre-se: Paulo se fazia de tudo para com todos para ganhar alguns, e não ganhar todos, ou ganhar um debate.

Exemplo 04 - Legião da Boa Vontade - Satanás deve ser amado
Heresia - “Amigos meus, oremos por Satã, amemo-lo de todo o coração”. - A obra Mensagem de Jesus para os Sobreviventes, página 29.

Refutação Antiga - O que você pode esperar de uma seita que ensina que é para ORAR por Satã, ou Satanás? A Bíblia diz que nós devemos odiar o que é mau. (Salmo 97:10) E diz também que devemos nos opor ao Diabo, não que devemos orar por ele (Tiago 4:07).

Nova Refutação Apologética-Evangelística - Os seguidores da LBV crêem como o Espiritismo: que todos os espíritos podem evoluir e um dia se tornarem espíritos puros. Entre eles, a LBV inclui Satanás. Em vez de ironizar que eles possam orar por Satã, você poderia dizer que embora não concorde com isso, a oração é sem dúvida um grande privilégio que os cristãos têm. Não se esqueça disso: Falar do plano de salvação aos espíritas e derivações é muito mais importante do que discutir se devemos orar ou não para Satã. Quando o Espírito Santo convencer seguidores da LBV sobre como Jesus salva, com certeza eles não crerão mais que Satã merece nossas orações. Aliás, poucos seguidores da LBV sabem dessa declaração de orar por Satã. Será que tocar nesse assunto seria a melhor estratégia? Pode até ser que em poucos casos sim, quando causar um impacto fosse o meio de haver um despertamento. Mas o que melhor teríamos para fazer é falar de Jesus a eles, e de como essa pessoa poderá ser salva. Evidentemente, surgirá o assunto reencarnação ou ressurreição. Estar preparado para isso o ajudará a evangelizá-los com amor e dar uma razão para a sua fé.

Conclusão
Tenho sonhado muto com uma apologética menos agressiva, ou nada agressiva, mas respeitosa. É bem verdade que muitas vezes teremos que, dentro de um diálogo com sectários, sermos resolutos, falar com com convicção, todavia sempre devemos bucar não nos sentirmos afetados com as ignorâncias teológicas do ministério do erro. Recomendo a oração para que o Espírito Santo nos motive a falar com amor, buscando uma alma a mais para Jesus. Escrevi uma oração-poema, e gostaria de que ela servisse como uma ferramenta a mais, por mais simples que ela seja, a se importar com os sectários.

Importando-se com os sectários

Senhor meu Deus,
em nome de seu Filho Jesus,
capacita-me a entender o pensamento dos que não te conhecem.
Senhor, que eu possa ter paciência ao ouvir as heresias que deles me sobrevêm.

Pai, em nome de Jesus,
que teu Espírito Santo coloque em minha boca palavras de libertação,
e que eu jamais esteja empenhado em deixá-los sem argumentação,
mas que a tua argumentação através dos meus lábios os movam a argumentar melhor.

Pai, em nome de Jesus,
que o meu exemplo de vida cristã ajude os sectários a compreenderem que Cristo é real,
que Cristo é o caminho sem que os líderes deles precisem ser o atalho,
e que sou uma pessoa espiritual para a honra e o louvor do teu Santo nome.

Oh, Pai, em nome do meu Salvador, Cristo Jesus,
que o conhecimento da tua Santa Palavra contagie corações sinceros,
que o entendimento que vem do teu Santo Espírito convença-os da verdade,
e que a sabedoria de meus lábios aponte a eles o caminho da verdade.

Pai, em nome de Jesus,
que os argumentos dos sectários que eu não souber responder me movam a saber mais,
que as falácias dos pensamentos humanos jamais me desanimem,
para que as tuas maravilhosas verdades os animem a te servir verdadeiramente.

Pai, em nome de Jesus,
use-me para alcançar corações enlaçados pelo homem,
use-me para raciocinar com eles de forma gentil, sem julgá-los pessoalmente,
use-me para o teu nome ser-lhes um dia toda fonte de frutos do Espírito.

Pai, em nome de Jesus,
dê-me coragem e discernimento para falar cada palavra no momento certo,
dê-me o teu Espírito Santo para fazer-lhes perguntas bem colocadas,
dê-me o teu pensar, para que eu possa convencer os que te contradizem.

Pai, em nome do teu Filho Deus, Senhor e Salvador,
que a liberdade gloriosa dos filhos de Deus alcance os sectários através da minha vida,
que as trevas caiam diante da luz do evangelho através da minha história de conversão,
e que a salvação se espalhe pela minha boca como boas novas de um Deus feliz.

Pai, em nome de Jesus,
aceite meus esforços de ganhar pessoas para Jesus,
como gratidão por teres me escolhido como teu filho,
porque só Tu és amor, só tu és a Salvação.

Pai, em nome do teu Filho amado que morreu por todos nós,
prometo jamais ser um egoísta e guardar a tua verdade, Cristo Jesus, só para mim;
prometo fazer dos meus lábios um arauto da salvação pela fé em Jesus,
até o dia em que mais perto de ti estiver, no teu Reino Eterno, amém.

Fernando Galli


---

   ATENÇÃO!   
Devido sua importância, vamos abordar evangelismo e heresias em nossas próximas publicações.

Fogo para Missões

Postar um comentário

0 Comentários